Home » Sem categoria

Papa: como rezar para obter aquilo que pede

Você sabe como é a oração no Evangelho de quem consegue obter aquilo que pedem ao Senhor?

 

Foi a partir dessa pergunta que surgiu a reflexão do Papa Francisco na homilia da missa celebrada no dia 12 de janeiro de 2018, na Casa Santa Marta.

O Evangelho de Marcos

O livro bíblico de Marcos traz o relato de duas curas: a do leproso e a do paralítico.

Tanto o leproso como o paralítico fazem uma oração com fé.

O Papa destacou que (logo no primeiro capítulo, versículo 40) o leproso fala com Jesus mostrando coragem: “Se o senhor apenas quiser, pode me purificar.”

E a resposta do Senhor Jesus foi: “Eu quero”. Dessa forma, a passagem mostra tudo é possível para quem tem fé, e isso é ensinado no Evangelho.

Isso mostra que quando queremos nos aproximar do Senhor, devemos fazer isso a partir da fé:

É preciso mostrar que tem fé de que o Senhor pode lhe curar, e falar com coragem, assim como mostrou o leproso relatado no livro.

Nosso modo de falar com Deus

 

O Evangelho nos leva a fazer uma reflexão sobre o modo como falamos com Deus.

Não devemos ser como “papagaios”, que falam sem interesse, no que pedimos. O Papa sugere que supliquemos ao Senhor que ajude a aumentar nossa fé, mesmo diante das dificuldades.

O Evangelho mostra, em alguns momentos, que se aproximar do Senhor é complicado para quem passar por problemas, e isso pode servir de exemplo para cada um de nós.

O paralitico, também citado no livro de Marcos, o mostra até mesmo sendo levado ao Senhor com sua maca. Jesus pregava entre a multidão.

É preciso coragem para chegar ao Senhor com tantas dificuldades. Coragem para ter fé e dizer: “Se o senhor apenas quiser, pode me purificar, eu creio”.

Na maioria das vezes, a pessoa tem de se mostrar paciente e esperar os tempos, sem desistir, seguindo em frente.

Se não há coragem na oração, então ela não pode ser cristã

A fé e a coragem lado a lado

Mônica, (muito conhecida como santa) rezou e suplicou pela conversão do seu filho, Agostinho. E o resultado? Ela conseguiu obtê-la.

Por esse motivo, o Papa a coloca na lista dos Santos que mostraram tamanha coragem em sua fé.

Uma oração cristã tem como base sua fé em Cristo, e segue assim para passar pelas dificuldades.

A Abraão, foi prometido que ele teria um filho aos 100 anos. Ele colocou fé, e viu essa promessa se cumprir. Mas é preciso também fazer aquela por onde e ir atrás daquilo que está sendo pedido.

Motivos para acreditar

De fato, a oração cristã se mostra eficaz, quando é feita com coragem e franqueza. Por isso, é preciso ter fé, que de fato irá se realizar aquilo que pedimos.

A Bíblia nos garante no Evangelho de Lucas 11:9 “Persistam em pedir, e lhes será dado”. Se a pessoa não tem fé nessa promessa, será impossível fazer uma oração em que tenha fé de verdade.

Tags: , ,
Publicado por Programador
Revisado em 02/02/2018

Compartilhar