Home » Sem categoria

Por que os passarinhos vivem se batendo contra as janelas?

 

Os pássaros são animais realmente incríveis, pois com extrema naturalidade, conseguem fazer o que todo humano sempre desejou: voar de um canto para o outro, ver através de outras perspectivas e ainda de ângulos bem diferentes dos quais estamos acostumados. Porém, é que em alguns dos casos, entre um voo e outro muitas aves acabam se machucando severamente e em alguns casos até morrendo, porque possuem o costume de dar de cara em janelas e portas de vidro.

Pode até parecer bizarro, mas acredite, mais de 100 milhões de pequenos pássaros morrem anualmente por conta de acidentes como este. E os que não chegam a óbito, se machucam severamente. Aí que vem a pergunta: por que os pássaros não enxergam a si próprios nas janelas? Os mesmos são atraídos então por seus próprios reflexos? Ou será que perdem por conta dos reflexos de arvores nos vidros?

De acordo com o professor Graham Martin, que já falou e muito sobre este assunto no Mental Floss, é que a verdade está relacionada por estes acidentes normalmente ocorrerem quando as aves estão no momento de fuga de predadores ou mesmo de pessoas. “Elas provavelmente percebem os reflexos da vegetação atrás delas como um refúgio seguro”, afirma o professor.

Triste fim

Quando os pássaros estão fugindo de algo, eles possuem alta dificuldade em processar o que realmente seja céu e o que é apenas reflexo. É muito provável também que as aves vejam seu reflexo no vidro e acreditem que estejam próximas de um predador, principalmente em épocas de reprodução, afirma o professor. Porém o segundo caso, os acidentes normalmente não acabam sendo fatais, pois os passarinhos normalmente se aproximam lentamente e não voando desesperadamente como ficam em fase reprodutiva. Como tema a curiosidade, o professor ainda afirmou que os papagaios, ficam longos tempos conversando com seu próprio reflexo quando acabam por se encontrar diante de um espelho, e que não sabem ao certo que estão mesmo falando com eles mesmos ou com outro papagaio de fato.

Em locais onde já se é “normal” ocorrer estes tipos de acidentes com pássaros contra janelas, uma boa saída é sinalizar os vidros de uma maneira melhor, para que os pássaros possam compreender que não estão em meio as nuvens ou a arvores. Desta maneira como também ocorrem em acidentes de transito, onde normalmente ocorrem quando se tem um obstáculo que surge de maneira inusitada, com os pássaros também pode ocorrer, pois não possuem tempo suficiente para perceber que são apenas janelas.

 

Tags: ,
Publicado por Programador
Revisado em 19/01/2018

Compartilhar